terça-feira, 23 de abril de 2013

Cuidados na gravidez

A gravidez não é nenhuma doença, todas ouvimos dizer isto vezes sem conta, apesar de não ser uma doença e a grávida, na maioria das vezes, conseguir levar uma vida normal, a verdade é que o corpo sofre muitas mudanças ao longo dos 9 meses e é importante ter alguns cuidados especiais. A maioria das mulheres grávidas fica mais bonita com a gravidez, especialmente, devido à felicidade que se espalha por todo o rosto.
A gravidez é um momento muito especial, mas as alterações no corpo e as alterações hormonais exigem alguns cuidados especiais.

Alimentação

Felizmente, são cada vez menos as grávidas que seguem a regra de comer por dois, durante a gravidez a mulher deve ter alguns cuidados com a sua alimentação, deve optar por uma alimentação saudável, o que não quer dizer que não possa abusar um dia ou outro.
Alimentos que a grávida pode e deve comer
  • Carnes, especialmente as brancas
  • Peixes
  • Ovos
  • Legumes e verduras
  • Frutas
  • Leite e derivados de leite
Alimentos que a grávida deve evitar
  • Refrigerantes
  • Sorvetes
  • Açúcar
  • Chocolates
  • Álcool
  • Alimentos salgados, frios e doces.

Hidratação

A hidratação é um dos principais cuidados a ter durante a gravidez, a água é muito importante em muitos aspectos, para além de evitar a retenção de líquidos, as infecções urinárias, a ingestão de água ajuda também a +revenir o aparecimento de estrias, que surgem devido ao aumento de peso. Deve beber pelo menos 1,5l de água por dia.
Para além de beber bastante água deve ainda redobrar os cuidados com a hidratação da pele, aplicando cremes específicos. Aplique o creme em todo o corpo, especialmente, nas zonas mais problemáticas, pelo menos 1 vez ao dia, de preferência após o banho.

Tabaco

Deve evitar fumar durante a gravidez, fumar durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do seu bebé.

Café

Deve reduzir o consumo de alimentos à base de cafeína, não só o café, mas as colas e alguns tipos de chás.

Outros cuidados importantes para as grávidas

Consulte um médico, deve sentir-se confortável e segura com ele.
Faça todos os exames necessários. Os exames são muito importantes para prevenir eventuais problemas, em cada semestre existem exames que deve fazer.
Não tome medicamentos sem conhecimento e consentimento do seu médico.
Cozinhe e lave muito bem os alimentos, especialmente, se não é imune à toxoplasmose, evite comer alimentos crus fora de casa como saladas ou frutas.
Informe sempre que está grávida quando for fazer algum exame ou seja necessário tirar rx. Mesmo que esteja apenas em treinas informe sobre a possibilidade de estar grávida
Os problemas com os dentes podem aumentar durante a gestação, informe o seu dentista que está grávida, ele pode avaliar a gravidade do caso.
Durma descansada, pelo menos 8 horas por dia, se sentir dores ou a barriga dura deve descansar um pouco.
Evite esforços e estar muito tempo parada.
 Este texto é meramente informativo, para maiores informações procure orientação médica.

Beijinhos a vc com cheirinho de bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário